Bonde Histórico - Projeto de Restauração





RESTAURAÇÃO DE UM BONDE HISTÓRICO E CRIAÇÃO DE ESPAÇO CULTURAL



O projeto prevê a restauração e a preservação de um Bonde Americano do tipo “Miami” da década de 40, originário da Empresa Carris de Transporte Coletivo de Porto Alegre. O bonde está localizado na Associação Recreativa, Cultural e Esportiva (Adesbam) que fica às margens do rio Guaíba no bairro Tristeza na Zona Sul de Porto Alegre (RS).



Objetivo Geral



Restauração e a preservação do Bonde Histórico, buscando promover o resgate de uma parte importante da memória da cidade em um espaço aberto à visitação pública, seguindo uma programação artística e cultural de cunho pedagógico, histórico e informativo, contribuindo para o desenvolvimento social e turístico da região.



A proposta tem como objetivo geral valorizar a memória do transporte por meio da restauração de um bonde histórico como patrimônio cultural exclusivo da cidade, possibilitando sua preservação e manutenção nos limites de uma associação cultural e esportiva, atraindo a comunidade local e visitantes de outras regiões para participar de eventos culturais e artísticos no interior do bonde, estabelecendo na região sul de Porto Alegre um roteiro turístico cultural único às margens do lago Guaíba.



Arquiteta responsável: Angela Ponsi​



#projetobondehistorico #bondehistorico #patrimoniohistorico #patrimoniocultural #leisdeincentivoacultura #rouanet #memoriacarris #angelaponsi

Comentários