Resenha do livro "Foco" de Daniel Goleman

O livro Foco, de Daniel Golemann, mesmo autor de “Inteligência Emocional”, trata da atenção e sua importância para o sucesso. Goleman é psicólogo e ph.D., formado pela Universidade de Harvard, foi jornalista do New York times e indicado duas vezes ao prêmio Pulitzer. O autor promove pesquisas rigorosas sobre inteligência emocional no desempenho do ambiente de trabalho e na implementação desses estudos junto às escolas, com vistas a melhorar o rendimento escolar.

Para Goleman, o foco é uma ferramenta essencial para se atingir o alto desempenho e a realização, constituindo o diferencial das pessoas bem sucedidas, seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes. O segredo da máxima performance, conforme demonstrado ao longo da leitura, está em direcionar a atenção aos aspectos importantes para o desempenho, desviando-nos das distrações a que estamos constantemente sujeitos.

De fato, numa era de infindáveis distrações, onde a tecnologia captura a nossa atenção e interrompe nossas conexões, urge aprender a dominar capacidade de ter um foco direcionado a objetivos e metas, a fim de se atingir um estado efetivamente próspero. Num primeiro momento, a medida pode parecer simples; porém, estudos comprovam: ficamos mais de 40% do tempo distraídos durante a mera leitura de um texto.

Estamos realmente prestando atenção quando executamos tarefas importantes para o nosso sucesso ou distraídos checando e-mails, mensagens de whatsapp, facebook, twiter, etc? Conseguimos impedir que a nossa mente divague, evitando a procrastinação? Como manter a mente focada e produtiva por um longo período?

Goleman explica que a atenção funciona como um músculo mental, capaz de ser desenvolvido e fortalecido por meio do exercício ou atrofiado pelo desuso. Neste sentido, convém destacar o estilo de vida de um atleta, que é treinado para desenvolver e aprimorar o autocontrole e o foco, garantindo o rendimento máximo em determinada modalidade esportiva. Sendo assim, é possível desenvolver o músculo da atenção por meio de um treinamento inteligente, capaz, inclusive, de reabilitar cérebros carentes de foco.

A ciência pretende demonstrar que a capacidade de atenção irá determinar o nível de competência para a realização de determinada tarefa: quanto maior a atenção, melhor o resultado. Existe, portanto, uma conexão entre a atenção e a experiência e o seu reflexo nas inúmeras operações mentais como compreensão, memória, aprendizagem, percepção do que sentimos e por que, leitura das emoções dos outros e interação harmoniosa. A atenção é, com efeito, uma habilidade essencial para a experiência de uma vida satisfatória.

No livro “Foco”, Goleman vai nos provar, por meio de inúmeros experimentos científicos e exemplos, o que a ciência cognitiva há muito tem demonstrado: habilidades emocionais, sociais e cognitivas são fatores essenciais para o sucesso. Estudos sobre concentração, atenção seletiva e consciência aberta são capacidades mentais que resultam na autoconsciência, responsável pela autogestão, e na empatia (capacidade de se relacionar), dois aspectos fundamentais da inteligência emocional. 

Angela Ponsi

Comentários