Projetos Pedagógicos






Projeto Saúde Bucal na Escola

Consiste no desenvolvimento de ações de conscientização sobre a higiene bucal nas escolas orientadas pela odontopediatra Fernanda  Guimarães e com base no livro “Um Dente que Cai”, de Angela D ́Ornelas Ponsi. Para tanto, foi criada, pela autora e ilustradora do livro, uma personagem -“Doutora Fê” - para interagir com a protagonista da história a  fim de orientar as crianças, introduzindo, de forma lúdica e divertida, dicas de higiene bucal. O objetivo central deste trabalho é introduzir no universo infantil a importância de cuidar dos dentes e de manter uma alimentação equilibrada como forma de prevenção de doenças dentárias típicas, além de promover a aproximação das crianças com os dentistas, desfazendo temores próprios da idade. De outra banda, o projeto contribui para a valorização e difusão da literatura, introduzindo de maneira lúdica a leitura como objeto didático/pedagógico junto às escolas participantes.

RESUMO DO LIVRO

O livro “Um dente que cai” relata um episódio na vida da menina Angelina, que inesperadamente aparece
“banguelinha”. Esta é uma história em verso no gênero TROVA sobre a queda do primeiro dente, o susto, a descoberta e a alegria de receber da Fada do Dente uma moedinha no dia seguinte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Prestar informações sobre a boca, os dentes e sua importância no contexto da saúde geral;
- explicar a diferença entre os dentes de leite e os dentes permanentes e quais os cuidados devem ser empregados para mantê-los saudáveis e bonitos;
- conscientizar os alunos sobre a importância de desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucal e de alimentação;
- estimular a prática da escovação e limpeza dos dentes através do desenvolvimento de atividades lúdicas e educativas;
- incentivar os alunos a buscar informações por meio da leitura;
- auxiliar as escolas na promoção de boas práticas de higiene bucal das crianças com vistas a formar multiplicadores desses hábitos.

OBS: Para agendar uma visita da autora e da odontopediatra à escola para desenvolver o projeto, entre em contato pelo e-mail angelaponsi@hotmail.com




Comentários