Bonde Histórico

Na foto, as três gerações responsáveis 
por cuidar do bonde: Angela - mãe, 
Zilka - vó e Angelina - filha e neta
Angela Ponsi é proprietária de um bonde, que se encontra estacionado na Associação Recreativa Cultural e Esportiva - Adesbam, na rua Mario Totta, 108, no bairro Tristeza, em Porto Alegre RS.

O bonde foi resgatado, evitando que fosse desmanchado e vendido para ferro velho. Angela Ponsi e sua mãe, Zilka Ponsi, servidora pública aposentada e artista plástica autodidata, compraram o bonde, restauraram e alugaram um imóvel para abrigar o veículo, com recursos próprios. Angela foi a arquiteta responsável por todo o processo de restauração.

Administrado por Angela e Zilka, o bonde funcionou como um ateliê de artes e como um espaço cultural na Av. Otto Niemayer até 2017, recebendo escolas, instituições, artistas, jornalistas, professores e pessoas da comunidade para participar de atividades de cunho informativo, histórico, artístico e pedagógico. Durante duas décadas o bonde sediou eventos culturais, cursos, feiras e bazares, oficinas e mostras de arte.

Atualmente, está sendo encaminhado um projeto de restauração do bonde via Rouanet, a fim de que o veículo amarelo-ocre volte ser palco de atrações culturais novamente.

Seja um apoiador e amigo do bonde!

Ajude a divulgar e curta as novidades em:

https://www.facebook.com/atelierdobonde/
http://atelierdobonde.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/bazardobonde/
https://www.facebook.com/groups/162772180566741/

Créditos: Fotos de Ruben Fernandes.


Comentários